segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dorothea Lange (Ana Carolina - nº 1 - 8ºG)

Dorothea Lange foi uma fotógrafa que nasceu nos Estados Unidos (26 de maio de 1895 -11 de outubro de 1965).
Na década de 1930, a serviço da FSA, ela percorreu vinte e dois estados do Sul e Oeste dos Estados Unidos, recolhendo imagens que documentam o impacto da Grande Depressão na vida dos camponeses. A Grande Depressão foi uma crise econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando com a Segunda Guerra Mundial. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, além de quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
O FSA (Farm Security Administration) foi um esforço durante a Depressão para combater à pobreza rural americana, como parte do New Deal nos Estados Unidos.

A FSA é famosa por seu programa de fotografia pequena, mas muito influente (1935-1944), que retratou os desafios da pobreza rural. Fotógrafos e escritores foram contratados para relatar e documentar a situação do agricultor pobre.
Lange é a autora da fotografia "Mãe Emigrante", de 1936. Trata-se da mais famosa fotografia saída da FSA e uma das mais reproduzidas da história da fotografia, tendo aparecido em mais de dez mil publicações.
Nos anos 1940, ela documentou os campos de internação para japoneses nos Estados Unidos e continuou fazendo ensaios documentais para revistas.
Em 1941, Lange foi premiado com uma bolsa da Fundação Guggenheim pela  excelência em fotografia.
A fotografia Mãe Imigrante(Migrant Mother), mostra Florence Owens Thompson, mãe de sete crianças, de 32 anos de idade, em Nipono, Califórnia, março de 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família.

Dorothea Lange em 1936.
Crianças na escola pública Weill em San Francisco prometendo lealdade(fazendo juramento)  à bandeira dos Estados Unidos em abril de 1942, antes da internação de japoneses-americanos .

Referências Bibliográficas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dorothea_Lange
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorothea_Lange
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/mulheres/dorothea-lange/

Nenhum comentário:

Postar um comentário