domingo, 16 de outubro de 2011

Tom e Jerry - Julia Guimarães nº25 8G

Iniciado em 1940, Tom e Jerry foi o primeiro desenho animado produzido pela empresa Hanna-Barbera, porém a mesma foi fundada apenas em 1944.
Embora não tivessem planejado, imaginando que já houvesse muitas animações de gato e rato no mercado para seu projeto fazer sucesso, Willian Hanna e Joseph Barbera continuaram a produzir episódios de Tom e Jerry após a primeira curta metragem, Puss Gets the Boot, ser nomeado para Academy Award for Best Short Subject: Cartoons of 1941.
A série mostra a relação de inimizade entre os dois personagens principais, Tom Cat (nos primeiros episódios conhecido como Jasper) e Jerry Mouse. Com o passar dos anos,  Tom e Jerry começou a ganhar um passo mais acelerado e violento, graças a inspiração do novo membro de Hanna-Barbera, Tex Avery.
                                                     Personagens:

Procurando fugir do padrão vítima-vilão, Hanna-Barbera criou Gerald “Jerry” Mouse, um ratinho que, ao contrário de ser a vítima inocente, o que era até então o esperado, faz o possível para que seu antagonista, Tom, seja o alvo de suas próprias armadilhas. A rivalidade entre Tom e Jerry também foje dos padrões da época, escondendo um mútuo respeito.




Thomas “Tom” Cat é um dos protagonistas da série. Embora em geral esteja perseguindo Jerry, o gato nunca procura o comer, apenas competir. Seus planos costumam envolver armadilhas que quase sempre se voltam contra ele.


Caracterizado como um um bulldog particularmente estúpido, Spike odeia gatos, mas gosta muito de ratos e de seu filho, Tyke. Jerry muitas vezes usa Spike como arma contra Tom, porém este sabe de alguns pontos fracos do cão: seu osso e cóssegas, e faz o possível para usar estes pontos fracos contra o cão.
Tyke é apresentado como um filhote muito feliz e adorável. Seu pai usa uma grande parte de seu tempo para ensinar a ele como ser um bom cachorro.


Lider dos gatos do beco, Butch aparece pela primeira vez como um antagonista. Em outros episódios, ajuda Tom a capturar Jerry, mas fica indgnado quando as brigas entre o gato e o rato vão longe demais.



Toodles Galore é o interesse romantico mais frequente de Tom, sendo também o único que aparece mais de duas vezes. Na série clássica, Tom teve que competir contra Spike pelas afeições da gata duas vezes e perdeu as duas disputas.



Quase sempre vista do pescoço para baixo, Mammy Two Shoes é uma empregada cujo personagem foi inspirado na atriz e cantora  Hattie McDaniel. Suas aparencias foram, em grande maioria, editadas ou retiradas pois agora são consideradas racistas.




Tuffy é um ratinho filhote orfão, sobrinho de Jerry. Assim como seu tio, Tuffy é frequentemente o alvo de entreterimento de Tom, que gosta de persegui-lo tanto quanto á Jerry.



Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário